Eletricistas da Celesc embarcam neste final de semana para o 8º Rodeio Nacional da categoria. A competição, que terá R$ 46,8 mil em prêmios, vai eleger as principais equipes que executam tarefas no menor tempo, com boas práticas e técnicas inovadoras. Nesta quarta-feira, 1º de novembro, os competidores se reuniram para intensificar os treinamentos.
O torneio será realizado durante o 24º Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), considerado o maior evento de distribuição de energia elétrica da América Latina, que ocorre entre os dias 7 e 10 de novembro, no Espírito Santo.
Ao todo, 10 profissionais da Celesc vão participar do torneio. Eles foram selecionados dentre 50 candidatos por meio de seletivas internas, realizadas entre 8 e 19 de maio. Para a competição, serão organizadas duas equipes com os selecionados (Celesc D1 e Celesc D2). Cada uma será composta por um padrinho, dois juízes, quatro eletricistas titulares e um reserva.
“O Rodeio Nacional de Eletricistas é mais do que uma competição. É uma celebração das melhores práticas e da segurança no setor elétrico. Nossa participação reforça a mensagem de que a segurança é uma parte essencial de nosso trabalho diário. Ao competir não apenas honramos o passado vitorioso da Celesc, mas também reafirmamos nosso compromisso de liderar pelo exemplo, garantindo que nossos eletricistas e técnicos realizem suas tarefas com a máxima segurança em mente, todos os dias”, destacou o presidente Tarcísio Rosa.
Na mesma linha, a diretora de Gestão Corporativa, Pilar Sabino da Silva, ressalta que o Rodeio é, antes de tudo, um evento sobre o trabalho seguro. “Ao treinar e desenvolver repetidamente procedimentos operacionais do cotidiano, o eletricista tem a oportunidade de aprimorar suas competências, pois desenvolve uma visão mais ampla e clara da sua forma de trabalhar. A segurança sempre foi uma bandeira prioritária na Empresa, e que está se fortalecendo cada vez mais. Vamos aproveitar essa oportunidade para disseminar práticas de segurança de trabalho na nossa rede”, reforçou
Durante a competição deste ano, serão avaliadas seis tarefas: substituição de medidor; desenergização de circuito; substituição das chaves fusíveis; energização de circuito; escalada em poste circular utilizando degraus portáteis de fibra; eletricista com os olhos vendados que deve se aparelhar com os equipamentos de proteção individuais (EPIs); além da avaliação das melhores práticas durante o torneio.
“Estamos treinando há meses e estamos otimistas. Só de representar a Celesc em uma competição nacional dessas já é um grande orgulho. A cada dia, trabalhamos incansavelmente para garantir que nossos eletricistas e técnicos realizem suas tarefas com segurança em mente. Esta competição é uma oportunidade de mostrar ao mundo que a segurança é a essência de nosso trabalho, e estamos orgulhosos de ser parte disso”, ressaltou o engenheiro de Segurança do Trabalho, Eduardo Soldateli, que é um dos coordenadores das equipes.