MENU

12/07/2023 às 11h49min - Atualizada em 12/07/2023 às 11h49min

Conheça o Centro de Inovação Social Abadeus, um local de fomento a educação e formação profissional

Inovação, empreendedorismo social e um papel de grande importância na vida de jovens e adolescentes que passam pelas salas da instituição todos os dias.

Louise Müller
Divulgação

Inovação, empreendedorismo social e um papel de grande importância na vida de jovens e adolescentes que passam pelas salas da instituição todos os dias. A associação beneficiente iniciou seus trabalhos sociais em 1960 com o intuito de promover impacto social por meio de soluções inovadoras de aprendizagem, inclusão produtiva e empreendedorismo. No ano de sua criação, a instituição atendia famílias necessitadas junto quem trabalhava em Minas de carvão. Agasalhos e alimentos eram ofertados aos trabalhadores por conta de extrema pobreza que a crise econômica do ano causava na cidade. 
 

A intuição ganhou forma ao longo dos anos, e tornou a inovação seu carro chefe em 2020 com a implantação de cursos profissionalizantes e se tornando o pioneiro na área de inovação social de Santa Catarina e até mesmo do Brasil. 

Exemplo para muitos, Abadeus atua diretamente no empreendedorismo e suas inúmeras diretrizes, como conta a diretora da instituição, Shirlei Monteiro. 
 

"Nós entendemos e começamos a trabalhar profissionalização, inclusão produtiva, empreendedorismo social desde o início da década de 2000. Então enviemos aí numa crescente, entendendo que cultura de empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento das comunidades vulneráveis e o desenvolvimento das pessoas mesmo", explica a diretora. 
 

Buscando o fortalecimento de famílias e comunidades integrantes da instituição, Abadeus possui diversos núcleos que prestam cuidados diretos a comunidade, como por exemplo a rede de lideranças comunitárias, serviço de fortalecimento de vínculos e educação voltada as crianças. 

 Além de aulas ricas em cultura, educação infantil, educação profissionalizante e desenvolvimento na sociedade, a instituição elaborou metodologia própria que busca integrar pessoas a era digital iniciando pelo letramento digital por meio de um curso de informática, buscando a formação de mais pessoas preparadas para as profissões do futuro, começando pela robótica até a programação. para a formação de pessoas preparadas para as novas profissões que vão chegar até a robótica, a programação e todas essas profissões. Considerado como um trabalho de base, o local prepara e nivela os participantes para um melhor currículo não só para o mercado de trabalho, mas para o projeto de vida que ela gostaria de seguir. 
 

Com impacto real e positivo dentro da comunidade, Shirlei comenta que a violência reduziu consideravelmente na região em que a sede da Abadeus é localizada. ‘‘Em 2021 o número de homicídios nesse território, que se concentrava 33% dos homicídios da cidade, chegou a zero segundo dados da segurança pública. Hoje nós temos um território com famílias mais fortalecidas, aumento de pequenos negócios dentro da comunidade, estabelecendo a parte da valorização territorial. A urbanização melhorada, então, é um trabalho em rede que impacta a comunidade e a sociedade, porque quando você desenvolve pessoas, você melhora o meio ambiente de vida, explica Shirlei. 

 

Empreendedorismo social- negócios  
 

Entre os programas existentes na instituição, a área de negócios é fomentada com pré-incubadoras para alavancar ideias de negócios, transformar os negócios e trazendo soluções de diversas formas para o mercado.  Na área de aceleração de negócios, a gente tem. Outro programa idealizado pela Abadeus, é a comunidade de empreendedores, um programa de aceleração de negócios que já existem na comunidade como conta o gestor de inovação no centro de inovação social, Maicon Canever. 

 

Acreditamos muito que esse ambiente inovador, esse ambiente do centro de inovação social, ele gera né, um ambiente propício para surgimento de novos empreendedores e a gente também acredita que para ter bons empreendedores no futuro, a gente precisa capacitar, a gente precisa de conhecimento, assim como qualquer outra área do conhecimento é como direito, medicina, enfim qualquer outra. A gente precisa de conhecimento, capacitação, experiência para poder para que as coisas possam acontecer”, destaca Maicon. 

 

Segundo Maicon, a partir dos 13 anos de idade o jovem já pode ingressar na capacitação empreendedora fornecida pela AbadeusAo jovem buscam pela resolução dos problemas e como transformar as soluções em negócios para que a trajetória seja rica em ensinamentos. Além dos citados, outros programas estão disponíveis a comunidade. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://destaquesantacatarina.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp