MENU

23/01/2024 às 14h54min - Atualizada em 24/01/2024 às 08h00min

Saúde dá início ao programa Cuidar de quem Cuida SC voltado aos profissionais da área

Redação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) trouxe uma iniciativa inovadora para valorizar e apoiar seus servidores. Nesta segunda-feira, 22, foi apresentado o Plano de Integridade e Compliance, bem como o lançamento do Programa Cuidar de Quem Cuida SC e a Cartilha do Servidor. O projeto visa capacitar, orientar, estimular e cuidar dos profissionais que desempenham papel fundamental no atendimento à população catarinense.

A cerimônia de lançamento foi realizada no auditório do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, e contou com a participação da vice-governadora,  Marilisa Boehm, da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, além de gestores e servidores da SES. 

“Nós estamos hoje aqui preocupados com o servidor, por isso cuidar de quem cuida. Nós precisamos cuidar do emocional dos nossos servidores. Estamos ofertando essa cartilha, por meio da corregedoria. O objetivo não é punir, e sim orientar. Então é preciso que vocês recebam essa cartilha, leiam e sejam mais humanos, sejam mais compreensivos com seus colegas. Nela também há os deveres, porque não é só de direitos que nós sobrevivemos. Nós precisamos dos direitos, mas os deveres também são muito importantes”, destacou a vice-governadora, Marilisa Boehm.

O programa surgiu a partir da implementação do Plano de Integridade e Compliance da SES, um conjunto de ações coordenadas pelo Núcleo de Gestão de Projetos (NUPROJ) da SES e que identificaram e mapearam situações com o objetivo de reduzir riscos de integridade, promover a moralidade, a ética e a honestidade na administração pública.


>> Baixe a Cartilha do Servidor aqui <<


Durante o evento, foi lançada a Cartilha do Servidor da Saúde, elaborada pela corregedoria da SES em parceria com o Comitê de Integridade e Compliance, e validada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE).

“Nossa cartilha tem como objetivo envolver todos os colaboradores da área da saúde, incluindo estatutários, temporários e aqueles vinculados a empresas terceirizadas. A grande meta é reduzir os conflitos e diminuir o número de denúncias recebidas em nossa ouvidoria”, reforçou a secretária de estado da Saúde, Carmen Zanotto.

A cartilha aborda os direitos, deveres e proibições que o servidor deve conhecer, bem como apresenta o funcionamento dos procedimentos correcionais, e quais são as punições correspondentes para cada infração cometida.

Flora Paulesky Juliani de Arruda, corregedora da SES, destaca que a iniciativa visa não apenas combater as demandas correcionais existentes, mas também trabalhar na prevenção, promovendo um ambiente mais saudável e acolhedor. “Na cartilha, trazemos curiosidades sobre as principais dúvidas dos servidores e destacamos a importância da auto reflexão comportamental. É uma ferramenta completa para que os profissionais da saúde compreendam melhor seu papel e atuem de maneira consciente e responsável”, explica.


A programação do evento incluiu:

– Solenidade de abertura: Autoridades;

– ⁠Apresentação do Programa de Integridade no estado de Santa Catarina: Marisa Zikan;

– ⁠Apresentação do Plano de Integridade na Secretaria de Estado de Santa Catarina: Graziane Paim;

– ⁠Apresentação do Programa Cuidar de quem cuida SC : Flora Paulesky Juliani de Arruda;

– Prática de aprendizado: Michelle Monteiro Alves Roldan;

– ⁠Apresentação da Cartilha: Flora Paulesky Juliani de Arruda;


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://destaquesantacatarina.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp