MENU

14/07/2023 às 11h55min - Atualizada em 14/07/2023 às 11h55min

Conheça as belezas de Morro Grande: diversos paisagens exuberantes que podem fazer parte de sua rota turística

Além das belezas naturais, a cidade possui pousadas e ótimas gastronomia com restaurantes e produtos coloniais

Louise Müller
Divulgar
Se você procura uma cidade em que possa aproveitar diversas paisagens, locais e atrações para uma viagem rápida ou dias de exploração, conheça Morro Grande.

O município com pouco mais de 3 mil habitantes fica localizado a 248 km da capital Florianópolis e tem sua origem de famílias italianas. O município detém áreas verdes com mata e é cercada de morros, planaltos e planícies de terras  férteis com rios de águas cristalinas.
Além das belezas naturais, a cidade possui pousadas e ótimas gastronomia com restaurantes e produtos coloniais.

 

Amantes da arte e história 

Centro Cultural Pedro Dal Toé - Localizado no antigo prédio da EEB Ana Machado Dal Toé no centro da cidade, é composto pelo CAT - Centro de Atendimento ao Turista e pelo Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande. 

 

Nestes locais encontram-se importantes acervos de geologia, paleontologia, arqueologia, geografia, biologia, história, cultura e arte, além da central de informações turísticas com panfletos, informativos e mapas para auxiliar os visitantes. O Museu organiza-se a partir da parceria com o Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions dos Sul e as universidades a ele conveniadas.

 

Cânion Realengo 

A parte serrana de Morro Grande traz histórias incríveis e belezas cênicas de encher os olhos! O platô do Cânion Realengo está a 1.250 m de altitude, onde se encontra a Pedra Cabeça do Urso, que pelo seu formato lembra a silhueta do animal; é um local para belas fotos. Além deste local, há a Garganta do Diabo: uma fenda de aproximadamente 3 metros de largura que impressiona os visitantes pela sua profundidade. 

 

Sem contar a vista para o Morro da Janelinha, que é considerado um cartão postal de Morro Grande. Por lá é possível visualizar um belo nascer ou pôr do sol, onde os raios solares penetram por entre o vale do cânion. É ali que se encontra um antigo caminho aberto pelos indígenas e apropriado pelos tropeiros na chamada “Serra do Pilão” no início do século XX. Para chegar ao local é necessário se fazer uma trilha de aproximadamente 12 km de distância. Com uma altimetria de mais de 1000 metros, a duração da trilha pode variar entre 4 e 6 horas e apresenta um nível alto de dificuldade.

 

GEOSSÍTIO PALEOTOCAS DAS TRÊS BARRAS

 

Trata-se de um geossítio de relevância internacional e um dos mais importantes do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, reconhecidos pela UNESCO. Um complexo de paleotocas composto por dez túneis escavados em Arenito Botucatu por animais da megafauna há milhares de anos.

 

 Atribuídos pelas pesquisas científicas recentes aos tatus e preguiças-gigantes, estes icnofósseis registram importantes capítulos da história do nosso planeta e promovem uma experiência única ao visitante. Este geossítio fica localizado a aproximadamente 20 km do centro de Morro Grande, na comunidade de Três Barras. Distância 6 km ida e volta, tempo 3 a 4 hs, estrada de pedra, mais trilha na mata atlântica, mais travessia em leito de rio.

 

 Trazer lanche, água, repelente, protetor solar, boné, usar roupa e calçados confortáveis, meias cano longo. Sugerimos trazer roupa reserva ( deixar no veículo para trocar na hora de ir embora ). Todos os itens, devem estar dentro da mochila, não trazer bolsa de mão. 

 

A visitação é exclusiva com condutores locais cadastrados no COMTUR. Para maiores informações entre em contato com o Centro de Atendimento ao Turista - CAT pelo telefone ou WhatsApp (48) 3420-0332.

 

Geossítio Cachoeira do Bizungo

 

 Com aproximadamente 100 metros de altura, é um dos mais importantes geossítios do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. A Cachoeira do Bizungo enche os olhos do visitante com sua beleza cênica! Localizada na comunidade de Três Barras em Morro Grande/SC, é um dos locais de relevância internacional reconhecidos pela UNESCO por suas características únicas e contatos entre formações geológicas distintas. 

 

Essa trilha não é autoguiada. Sugere-se a contratação de condutores cadastrados no COMTUR de Morro Grande. Seu acesso fica a 15 km do centro, a trilha tem 1,5 km de extensão com um ganho de elevação de 80 metros. A visitação tem duração de aproximadamente 3 horas. Para maiores informações entre em contato com o Centro de Atendimento ao Turista - CAT pelo telefone ou WhatsApp (48) 3420-0332.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://destaquesantacatarina.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp