MENU

18/07/2023 às 11h11min - Atualizada em 18/07/2023 às 11h11min

Agronegócio sustentável em Santa Catarina: a prática que vem sendo utilizada para ações ecologicamente corretas pode ser a porta de entrada ao pequeno produtor

O Brasil é o terceiro maior exportador global de alimentos, fibras e bioenergia segundo pesquisas apresentadas na mesma conferência citada

Louise Müller
Unsplash

Com o desenvolvimento da indústria, o agronegócio sustentável se tornou uma nova opção para o futuro e cuidado do meio ambiente. O agronegócio sustentável é aquele que não visa apenas o lucro para o produtor, mas considera as condições de preparação e cuidados do solo e práticas agrícolas pensando no longo prazo da produção, sendo assim, menos agressivo ao meio ambiente.

 

A lucratividade e a consciência andam lado a lado, e não prejudicam um ao outro, a tecnologia vem selando a parceria dos dois pontos mais importantes para o agricultor.

A sustentabilidade do agronegócio brasileiro foi um dos destaques da conferência das nações unidas sobre as mudanças climáticas de 2021 (COP-26).O Brasil é o terceiro maior exportador global de alimentos, fibras e bioenergia segundo pesquisas apresentadas na mesma conferência citada
 

O agrônomo e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri, Leandro do Prado, explica que a produção é considerada sustentável quando está dentro do padrão estabelecido por quatro etapas. “Essa produção sustentável é aquela que atende os quatro requisitos da sustentabilidade: a sustentabilidade técnica, econômica, social e ambiental. Então essa agricultura deve ser tecnicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente sustentável. Se a produção atende a esses 4 requisitos, nós estamos fazendo uma produção agrícola sustentável”, comenta Leandro. 

 

 Como é feita a agricultura sustentável 

 

A solução para uma ação mais sustentável, a busca pela solução deve sempre tomar o rumo mais natural e viável, levando em conta as condições do solo, culturas, lençóis freáticos e meios de adubação da terra, por exemplo.

Com o conjunto de práticas sustentáveis, estudos e a mudança da rotina na fazenda se deve levar os dois lados, a sustentabilidade e a parte econômica.

Os benefícios dessa prática não ocorrem somente ao lucro, mas com o ciclo de vida maior para o meio ambiente, com locais mais férteis e com ecossistemas naturais.

 

Além disso, a redução dos custos com insumos químicos e artificiais, sementes e meios de pesticidas naturais de baixo custo são implantados.O gado também é beneficiado com alimentação natural por mais tempo.

 

O caminho da sustentabilidade abre portas a pequenas empresas 

 

Leandro ainda expõe que um pequeno produtor pode se estabelecer no mercado com sustentabilidade.Além do diferencial, a manutenção da da produção agrícola pode ser menor e menos cara.

 

“Esse até pode ser um diferencial dos pequenos agricultores, porque o pequeno agricultor ele não só produz com sustentabilidade, ele vive a sustentabilidade, porque o pequeno produtor, até o médio, ele vive lá dentro da propriedade. A manutenção da produção agrícola é a manutenção da sua própria vida e ele passa a viver de acordo com as regras da natureza então, eu considero que é muito mais fácil os pequenos e médios serem sustentáveis”, cita Leandro.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://destaquesantacatarina.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp