MENU

10/08/2023 às 09h19min - Atualizada em 10/08/2023 às 09h19min

Na Pista da Vida: A Jornada Veloz de André Gaidzinski

Louise Müller
Luca Bassani

Nascido em Criciúma, o piloto profissional e oficial da Porsche Cup Brasil, André Gaidzinski nasceu e cresceu no automobilismo. De origem Polonesa, André nasceu em uma família do ramo de revestimentos e até iniciou sua vida nos negócios sendo empresário de uma maneira secundária, já que sua paixão sempre envolveu os velozes carros de corrida.

 

Foi em uma corrida de uma antigo circuito realizado pelo campeoanto brasileiro em que a irmã de André, Patrícia Gaidzinski, levou o ainda pequeno sonhador e amante de carros iniciou sua paixão muito bem definida.Desde sua infância, as corridas fizeram parte de sua vida incluindo também, a de seus primos que já correram consigo. “Me lembro quando criança, quando tive a oportunidade de correr mesmo que em categorias separadas, junto ao Henrique Gaidzinski  Pérez, o ‘salami’, que havia sido tricampeão catarinense de kart, momento único e especial”, relembra André.


Muitas maneiras de amar o esporte

 

O primeiro passo de sua trajetória foi a organização para realizar o desejo de se tornar piloto, já que o caminho a percorrer seria longo. Na sua adolescência André descobriu a caderneta de poupança que seu pai tinha feito e que na época havia sido esquecida. Ao receber uma ligação para dar destino aos valores da conta, o piloto resolveu que era sua hora de investir no sonho e comprar seu primeiro chassi de kart usado . Vendo o esforço e dedicação de seu filho, a mãe de André o presenteou com um motor e um jogo de pneus para integrar a montagem do carro que teve sua estreia junto a André no ano de inauguração do kartódromo Ronaldo Couto Daux, localizado em Florianópolis, nos Ingleses.

 

“Foi meu primeiro contato guiando um kart, já havia ido em corridas de kart, mas guiando foi a minha primeira vez, e aí que começou a minha história. O apoio veio de casa, veio da minha mãe,que até hoje me acompanha, em todas as etapas e continua torcendo para a gente ter a melhor oportunidade, ou seja, estar andando no melhor carro ou na melhor categoria e buscando ter resultados positivos”, explica o piloto.

 

Trajetória repleta de vitórias 

 

Sua trajetória profissional deu início aos 17 anos, no ano de 1991. Em resultado ao seu foco, comprometimento e garra as primeiras premiações chegaram logo após. As conquistas foram muitas, incluindo a Fórmula Chevrolet, o Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, um 3º lugar no Warm Up em Brasília e outro 3º lugar na classificação em Goiânia. 

Após um tempo afastado das pistas, envolvido apenas com os seus negócios em Santa Catarina, Gaidzinski retornou em 2018 aos treinos e corridas profissionais. A categoria escolhida foi a mais cobiçada do mundo, a Porsche Cup Brasil, na GT3 Sport 3.8, campeonato Sprint. Desde então, vem colecionando troféus ao longo das temporadas e investindo pesado na evolução constante dentro e fora das pistas. Seus treinos incluem um moderno simulador de corridas, a parte física e psicológica, além de treinos nos Autódromos mais importantes do Brasil.



 Premiações e comemorações fizeram parte do seu


A desistência no meio automobilístico

 

André acredita que a desistência é algo que acompanha todos os pilotos das categorias, de todas as categorias do mundo, incluindo até a fórmula indy e a própria fórmula 1. De acordo com o piloto,  os momentos vividos dentro do esporte não são tranquilos, os bastidores nunca são vistos, e por isso podem ser mal interpretados. “Nós estamos sempre trabalhando para ter um orçamento, ter condições, principalmente para viver do esporte, que não é fácil. É um trabalho contínuo, na nossa vida, um ano passa muito rápido, tentamos sempre fazer planejamentos a médio prazo, no mínimo, que é difícil. ”, relata André.

 

A paixão continua a aumentar

 

Realização e felicidade, é assim que André se sente após anos em sua paixão e profissão. André acredita que o esporte é vida e que a prática faz bem para a saúde não importando a modalidade em que o esportista está inserido, não há limites para oque o esporte pode fazer na vida de quem o pratica.

 

“Realmente é uma paixão, isso eu acho que a gasolina corre nas veias, vem também do espírito de competição, de desafio, de organização, de buscar resultados, então isso leva o esporte assim, e isso leva a paixão se tornar uma dedicação”, completa Gaidzinski.


O amor virou profissão

 

Premiações 

O ano de 2022 sagrou o piloto em uma nova etapa já que seus resultados elevarão os planos para o futuro, conheça as conquistas dos últimos cinco anos.

 

2022 

Porsche Cup Endurance Sprint Challenge: vice-campeão da categoria Rookie e terceiro lugar na Sport. Porsche Cup Challenge Sprint: sexto lugar no ranking da temporada Total: 15 troféus/pódios lugar

 

2021 

Porsche GT3 Cup Challenge Brasil Categoria Sprint 3.

Sete troféus ao longo da temporada

 

2020 

Porsche GT3 Cup Challenge Brasil Categoria Sprint e Endurance 3.8 

Seis troféus ao longo da temporada

 

2019

 Porsche GT3 Cup Challenge Brasil Posição:

 7º Lugar no campeonato Categoria Sprint 3.8

 

2018 

Porsche GT3 Cup Challenge Brasil Posição: 

6º Lugar no campeonato Categoria Sprint 3.8 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://destaquesantacatarina.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp