Unsplash Considerada a empresa "top of mind" da pecuária brasileira, a startup catarinense visa facilitar o processo de coleta de dados de manejo e centralizar informações de forma prática e segura, otimizando o uso de recursos podendo impactar os recursos da criação. A prática resulta em impactos econômicos e financeiros e benefícios ao meio ambiente.
O surgimento da ideia A iniciativa surgiu por meio de uma ideia do CEO e criador, Xisto Alves Jr após influência da família de sua esposa que é veterinária. Natural de Lages, Xisto acompanhava a rotina das fazendas e constatou que controlar o inventário do gado, os custos e gerenciar a propriedade era bastante difícil. "Os dados coletados em cadernos e planilhas, eram todos feitos de forma manual, com muitos erros, além de demandar muito tempo para consolidar planilhas que acabavam ficando desatualizadas", explicou o CEO.
Unindo o cenário que encontrou a sua formação e experiência em gestão de empresas e engenharia de softwares, o CEO sentiu a necessidade de criar uma ferramenta tecnológica para facilitar todo o processo e permitir aos pecuaristas alcançar uma gestão muito mais precisa da propriedade, criando assim a JetBov.
Presente em mais de 3400 fazendas com um total de 2.498.711 hectares de áreas de pastagens gerenciadas através da plataforma,
e mais de 10 milhões de animais já passaram pelo sistema da empresa que também atendem clientes presentes em todo o Brasil e em +7 países: Bolívia, Paraguai, Portugal, Angola, Moçambique, Uruguai e Peru.
O começo Para a consolidação da startup, a ideia passou por um processo de incubação no Inovaparq em 2015, recebendo apoio técnico-científico do IFC Araquari e do Ministério da Indústria e Comércio, através do programa Inovativa Brasil, onde recebeu mentorias e capacitações relacionadas a esta fase de desenvolvimento da startup. Xisto ainda conta que a trajetória não parou ali. "Em 2016, a JetBov foi selecionada dentre dezenas de startups para ser acelerada na ACE em São Paulo, na época a maior aceleradora em operação no país, e concomitantemente, pelo programa StartupSC do Sebrae uma verdadeira escola para empreendedores de Santa Catarina" explicou o empresário.
Os desafios de uma startup em desenvolvimento Os desafios de uma startup em construção eram maiores no ano de sua criação, já que a tecnologia digital voltada ao agronegócio ainda estava em seu início e pelos diversos preconceitos gerados envolta do assunto.
"Uma das grandes dificuldades no início foi encontrar patrocinadores dispostos a investir em uma tecnologia voltada para o agronegócio, principalmente pelo preconceito existente de que as pessoas no campo não consomem tecnologia. Foi necessário buscar por investidores que já possuíam conhecimento prévio em termos da dinâmica, do tamanho e de todo o potencial existente no mercado de pecuária no Brasil", comenta o idealizador.
A JetBov é o local para quem busca diferenciais no meio dos negócios, seja pela tecnologia como seu aplicativo de campo que não necessita de Internet para seu funcionamento e permite que todos os dados de manejo sejam coletados de forma prática e automatizada. As informações ficam armazenadas na ficha do animal, e o produtor consegue acessá-las para tomar decisões imediatas, diretamente no curral.
Os registros do APP são sincronizados com a plataforma online, na qual o produtor consegue gerar gráficos e relatórios personalizados, além de registrar outros dados da fazenda, como estoque de insumos, pagamentos, recebimentos e todos os custos aplicados à produção. Dessa forma, toda a gestão da fazenda fica centralizada, e ao mesmo tempo pode ser acessada por todos os envolvidos, como sócios, investidores e técnicos.
Com a JetBov o pecuarista tem controle de todas as ações em sua mão a qualquer momento, podendo tomar decisões não apenas baseado nos índices zootécnicos, mas de maneira integrada e avaliando o resultado econômico da sua estratégia para o ciclo.
"Através do uso da JetBov, tivemos clientes que conseguiram alcançar uma produção @ por hectare até 24% maior, já durante o primeiro ano de uso da tecnologia.
Outro diferencial da JetBov é nossa equipe de Sucesso do Cliente, que desenvolveu um método de gestão implantado em mais de 3 mil propriedades. O time de pós venda acompanha cada passo da implementação do sistema e integração do aplicativo de campo, apoiando toda a equipe da fazenda para transformar a propriedade em uma verdadeira empresa rural",explica Xisto.